JoanaBeirao_Blog

"Já temos o Hotel do Futuro?", um artigo para a revista Recheio.


Se tropeçar na Revista Recheio vai poder ler este Artigo. Se tal não acontecer por AQUI também vai lá dar. Está na página 36 e transcrevo ...

“DEPOIS DA TERCEIRA BOFETADA DE LUVA BRANCA QUE O MERCADO ME DEU, RESOLVI PARAR PARA ENTENDER O QUE ELE ME ESTAVA A DIZER!” ERA ASSIM QUE COMEÇAVA UM ARTIGO QUE ESCREVI PARA O SAPO TEK, EM 2016, SOBRE EMPREENDEDORISMO. DESDE ENTÃO, MUITAS COISAS MELHORARAM NESSE ÂMBITO: EM MIM E NO MERCADO.

VIVO EM LISBOA. Aqui, o ecossistema empreendedor tornou-se mais maduro, atractivo e trendy, e o empreendedorismo ganhou posição. A expansão desta cultura para o Litoral e Interior é agora uma realidade e é o tema desta década, evidentemente trazido pelo desenvolvimento da tecnologia digital e da sua evolução.

Mas, o que é um empreendedor? É alguém muito conhecedor da sua área de actuação e com competências específicas para o efeito, e que deve possuir boas práticas sobre como empreender – ou seja, metodologias e ferramentas que impulsionam e orientam novas formas de criar soluções que interligam a criatividade- de à gestão.

Hoje, quem está no ecossistema de empreendedorismo sabe que, para criar produtos e serviços inovadores à velocidade que a economia exige, é obrigado a conhecer a aplicabilidade destas novas metodologias à gestão. Como é que isto vai dar ao Hotel do Futuro? Simples.

DO PRESENTE PARA O FUTURO. Estávamos em 2017. Considerando a portugalidade e o design português como pontos-chave para dar corpo ao projecto inovador “O Mais Português Hotel do Mundo” (ver caixa), emergi durante cerca de oito meses no sector hoteleiro e assim tem sido até hoje. O que é de valor neste projecto para este artigo é a divulgação das conclusões alcançadas numa iniciativa que convidava à reflexão sobre qual seria o Hotel do Futuro, num momento em que havia um grande número de aprovações para novas unidades hoteleiras no país.

NEGÓCIOS COM IDENTIDADE. De acordo com a iniciativa, o convite à reflexão foi alargado a todos os agentes do sector do turismo e organizou-se um encontro entre especialistas que colocou em causa o actual conceito de hotel, centrou o pensamento na experiência do hóspede, definiu focos de inovação e realizou sessões de brainstorming, estruturadas através de uma metodologia e ferramentas de design thinking. O objectivo era saber como inovar em contexto nacional para chegar a um modelo de Hotel do Futuro: estava criado o Horexpo Innovation Lab 2017.

DA REFLEXÃO À INOVAÇÃO. As conclusões do processo participativo laboratoriais foram claras e excitantes: o Hotel do Futuro requer adaptação à mudança de comportamento do consumidor turístico, com especial incidência nos modelos de negócio e de gestão que as unidades mantêm na sua maioria.

Chegámos também a exemplos claros de ideias para alterar as propostas de valor conservadoras de hoje, (...)

#JOANABEIRAO #REVISTARECHEIO #EMPREENDEDORISMO #HOTEL #DESIGNDEINTERIORES

0 visualização

JOANA BEIRÃO

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

<= Peça aqui o seu Ebook EasyDecor

SUBSCREVER NEWSLETTER E OFERTAS