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Zonas de Trabalho mais aconchegantes - algumas dicas.


Por estes dias em que visitamos as poucas casas dos nossos amigos, reparamos que podíamos dar uma boa achega profissional na criação de Áreas e Quartos de Trabalho mais aconchegantes.

Decidimos por isso escrever um pouco sobre quais os primeiros passos a dar.

Ter quartos ou áreas de trabalho faz toda a diferença para quem quer focar-se ao máximo nesta tarefa. Ainda mais nos dias de hoje, em que estudar numa biblioteca, por exemplo, não é nada recomendável.

Para criar uma divisão ou área com este propósito factores como iluminação, ventilação, cores e barulhos têm de ser tidos em consideração. Isto porque têm uma grande influência sobre a produtividade.

Por isso, este cantinho deve ser planeado de forma estratégica. Seguindo algumas dicas vai evitar que o cansaço, a fadiga e a inquietação interfiram na concentração e rendimento.

Continue a leitura e descubra quais são essas dicas!


Quartos de Trabalho: Conheça dicas estratégicas

Trabalhar em casa não é das tarefas mais fáceis, caso não seja o seu normal. As distrações são muitas, o que acaba por interferir no rendimento e consequentemente na eficácia da aprendizagem.

Por isso, um canto de trabalho à secretária bem projetado, pode ajudar a manter o foco e a concentração nas horas reservadas para a concretização. Quer saber como criar o espaço ideal para estudar? Contamos a seguir!



1. O primeiro passo: escolha do ambiente

Para quem tem uma casa ampla e um quarto a mais é muito mais fácil definir este espaço, porque basta adaptar essa divisão da casa, comprar móveis adequados e criar o ambiente ainda que necessite de algum planeamento.

Porém, a maioria das pessoas vive em casas sem quartos extra e é preciso usar a criatividade para conseguir montar áreas de trabalho que sejam aconchegantes e eficientes.

É mais comum que este cantinho seja no quarto, pois é um ambiente mais íntimo e reservado. Estas características favorecem os momentos em que necessitamos de mais concentração. Porém, se não há espaço no quarto, outra opção viável é a sala, como locais destinados à Casa de jantar, recantos da Sala de Estar entre outros

É possível adaptar ambientes com estantes, mesas que serviam como apoio, por exemplo.


2. A importância da iluminação

Quartos de trabalho à secretária precisam ter um projeto de iluminação desenvolvido na medida certa. Demasiada luz pode cansar os olhos e pouca luz pode atrapalhar a concentração e leitura.

O ideal é fazer uma combinação tanto de luz natural quanto artificial. Por isso, quando for escolher o local para montar este espaço opte por fazê-lo próximo de uma janela.

Também é indispensável o uso de um candeeiro, já que este objeto vai direcionar melhor a iluminação, trazendo maior conforto visual, especialmente para quem trabalha à noite.


3. Conforto térmico

Além de ter iluminação natural, as janelas possuem outra função: a ventilação, agora tão importante.

Ter um espaço arejado e com boa circulação de ar é importante para que o espaço fique mais agradável e seguro. E para além disso, o ambiente fica mais propício para quem fica horas sentado à frente de livros e/ou computador.



4. Escolher o mobiliário adequado

É claro que a funcionalidade não pode ser ignorada, e quem vai desempenhar este papel são as peças que compõem o espaço.

Além de uma mesa que arrume os materiais adequada à sua ergonomia, a escolha da cadeira também faz toda a diferença.

Se possível invista em modelos reguláveis em altura e o apoio dos braços, isto porque estas opções ajudam a garantir a postura correta e evitam futuras dores na coluna.

Invista também em prateleiras que vão ajudar na organização de material de apoio, coo revistas, livros, documentos e materiais de papelaria que podem ser precisos nas horas de trabalho. A disposição do mobiliário deve facilitar o acesso aos objetos necessários durante esse período e também às ligações eléctricas a que o trabalho hoje obriga, como sendo possibilidade de manter ligados os carregadores de telemóvel e bateria de computador.


Por fim, escolha objetos e acessórios decorativos que tenham a ver com o seu estilo, para trazer a sua personalidade ao seu ambiente. Uma área de trabalho convidativa, organizada e bem arrumada vai ser o incentivo que faltava para conseguir trabalhar com maior gosto. Um pequeno arranjo de flores representa sempre um pouco de frescura e a simpatia da Natureza que agora tanto avaliamos.

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JOANA BEIRÃO

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