Como é que os Designers e Arquitectos de Interiores fazem Networking?

19 Jan 2018

Uma das artes que pratico é o Networking.

 

Chamo-lhe arte por ser uma atividade humana ligada às manifestações de ordem relacional e comunicativa, que se exprime pela partilha, de conhecimento e contactos e com uma linguagem própria. Uma das formas novas de promoção de networking são a criação de Grupos em ambiente digital, Facebook, Instagram, Youtube, Meetup, Linked In, resumindo... Redes Sociais.

Cada grupo (ou rede) de Networking tem o seu objectivo ou foco especifico, sendo que a base é sempre a partilha de contactos, do nosso e dos da nossa rede pessoal de contactos, simplesmente para se dar a conhecer ou dar a conhecer as pessoas da sua rede de contactos. Esta partilha ou troca de contactos pode ter objectivos com benefícios financeiros (para os negócios) ou pode servir simplesmente o enriquecimento do nosso conhecimento através de relacionamento com pessoas que ainda não conhecemos, facto que indiscutivelmente promove o bem-estar de quem gosta de conhecer pessoas ou coisas novas.

 

Para que o Objectivo do Grupo seja cumprido com sucesso, ele deve conter de forma muito explicita, o quanto mais simples e transparente melhor, nos seus meios de divulgação:

1 - O Nome do Grupo;

2 - A sua Descrição com identificação do objectivo de forma clara, e transparente de modo a que facilite a decisão de interesse a pertencer, ou não;

3 - Guia ou Regras de comportamento do Membros, de modo a que o novos membros saibam qual deve ser o seu comportamento quando então no grupo, quer em modo digital quer presencial.

 

Criei já há algum tempo o Grupo de Designers de Interiores no Facebook, quando há cerca de 8 anos atrás iniciei um novo modelo de negócio para o sector da decoração cujo um dos segmentos eram precisamente Designers de Interiores.
Porque me tenho mantido no negócio dos Interiores, apesar de ao fim destes anos ter adicionado outras áreas de actuação á minha actividade, está a fazer novamente sentido dinamizar o mesmo Grupo. Os objectivos base mantêm-se, promover o contacto entre estes profissionais de modo a dinamizar a partilha de conhecimento entre eles (nós), mas tenho mais objectivos novos que ainda estou a clarificar, por querer que satisfaçam a todos os membro do grupo e não só a mim.


Gerir Grupos requer recorrer ás Boas práticas do Marketing, mas para este Grupo especifico, porque é um grupo no Facebook, do Marketing Digital. Como em tudo, o difícil não é criar é manter.

Ora o Marketing é a forma através da qual uma organização convida novos clientes a conhecê-la e numa fase seguinte a aderir a ela. Nesta relação entre a organização e o "novo cliente" é de troca de benefícios.

No caso do Grupo Designers de Interiores, os membros são Designers e Arquitectos de Interiores, quais são os benefícios que são trocados entre eles, de modo a que os membros vejam valor para não só se manterem no Grupo, mas também a participar ou utilizar de forma activa? Pois é isso que ainda estamos todos a apurar, eu como administradora do Grupo e os membros como seus utilizadores.

 

O Grupo Designers de Interiores conta neste momento com 590 membros.
Para entrada de novos membros, que por enquanto devem ser apenas Designers e Arquitectas/os, forma colocadas 3 perguntas de modo a percebermos porque estes profissionais querem ser membros, qual a utilidade do Grupo e ainda se o mesmo devem ser abertos aos utilizadores em geral (leads/clientes) e a parceiros de negócio.

 

Fica a pergunta, "Como é que os Designers de Interiores fazem Networking'" e acrescento Porquê e Para Quê?

Procuro respostas detalhadas.

Share on Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

Porque #PortugalFazBem

9 Nov 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

November 9, 2019