Uma escultura de barris no Serpentine Lake em Londres.

22 Jun 2018

 

O "London Mastaba" é uma escultura temporária no Hyde Park, composta por barris horizontais empilhados numa plataforma flutuante no Serpentine Lake e criada pelo artista Búlgaro Christo Vladimiro Javacheff, mais conhecido por Christo.

 

Esta escultura vai flutuar no Serpentine Lake de 18 de junho a 23 de setembro de 2018. Este é o primeiro grande trabalho público ao ar livre de Christo no Reino Unido, já que outros em Itália, na Alemanha e outro variados locais já foram realizados. A escultura temporária ou instalação, coincide com uma exposição das sua obras nas Serpentine Galleries de Christo e Jeanne-Claude (19 de junho a 9 de setembro de 2018), que inclui esculturas, desenhos, colagens e fotografias abrangendo mais de 60 anos. A escultura e a exposição baseiam-se na história de Christo e Jeanne-Claude em usar barris para criar obras de arte.

 

Desde o final dos anos 1960, Christo tem procurado um local adequado para um Mastaba flutuante. A escultura temporária no Hyde Park consiste no empilhamento de 7.506 barris horizontalmente sobre uma plataforma flutuante. Tem 20 metros de altura x 30 metros de largura (nas paredes inclinadas de 60 °) x 40 metros de comprimento.

 

Os barris padrão de 55 galões, 59 x 88 cm, foram especificamente fabricados e pintados para esta escultura. Os lados dos barris, visíveis no topo e nas duas paredes inclinadas da escultura, são pintados de vermelho e branco. As extremidades dos barris, visíveis nas duas paredes verticais, são diferentes tons de vermelho, azul e lilás

A plataforma flutuante da escultura é feita de cubos de polietileno de alta densidade ancorados no leito do lago, com âncoras pesadas. Uma estrutura primária de andaimes de aço foi construída no topo da plataforma e os barris estão presos a uma subestrutura de andaime. O peso total é de 600 toneladas métricas (660 US toneladas). A pegada da escultura ocupa aproximadamente 1% da superfície total do lago.

 

Como em todos os projetos de Christo e Jeanne-Claude (que já não se encontra entre nós à data de hoje), o London Mastaba no Serpentine Lake, no Hyde Park, 2016-18, é financiado inteiramente com a venda das obras de arte originais de Christo. Não é utilizado nenhum dinheiro público e Christo também não aceita patrocínio.

 

Não deixe de visitar o seu website que é maravilhoso pelas boas fotografias, grafismo e o texto muito equilibrado, mas sobretudo pelo seu conteúdo.

Gostei particularmente da página Most Common  Errors onde Christo em resposta a erros que ocorrem em livros, revistas, jornais e televisão, sobre o seu trabalho.
Gostei particularmente destes dois esclarecimento sobre o preço de venda das suas obras e a vida fácil de um artista:

 

 

1. Christo sempre vendeu seu trabalho a alto preço.

Christo e Jeanne-Claude são seus próprios vendedores de arte, eles vendem as obras de Christo para colecionadores de arte, museus, galerias e comerciantes de arte. Em 1958, o preço das obras de Christo variava, de acordo com o tamanho, entre US $40 e US $100. Christo e Jeanne-Claude viviam felizes com esses preços, porque o aluguer da sua casa em Paris era de US $70 por mês.

 

Para complementar a "não-venda" de sua arte, entre 1956 e 1964, Christo, além de lavar carros em garagens e pratos em restaurantes, teve que pintar retratos, óleo sobre tela, que assinou com seu sobrenome: Javacheff. E estes sim, foram bem pagos - de US $200 a US $300 cada - é assim que conseguiram sobreviver.
Foi assim que Christo conheceu Jeanne-Claude, em Paris, em 1958, quando pintou o retrato da sua mãe. Quando Christo fez um retrato impressionista, um retrato clássico e um retrato clubista da mãe, Christo e Jeanne-Claude apaixonaram-se ...

 

2. A vida fácil de um artista.

Não é bem assim. Christo trabalha em média 14 horas por dia - sete dias por semana. Jeanne-Claude era um pouco mais preguiçosa - apenas 12 a 13 horas por dia.

Eles não tiram férias.

 

Veja as imagens da escultura no The Photo Desk e o mapa da exposição AQUI.
 

As informações dos visitantes sobre a escultura e exposição em Hyde Park, serão atualizadas regularmente nos seguintes websites:

http://www.serpentinegalleries.org;

http://mobiletours.serpentinegalleries.org;

 

Para terminar, recomendo que veja o video de Times Talk Art + Design Festival.
 


E ainda que explore um outro projecto de Christo, o Lake Iseo em Itália e verifique o impacto altamente positivo que a instalação conseguiu para a região.

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

Porque #PortugalFazBem

9 Nov 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

November 9, 2019