Interior Design Tips #1

11 Apr 2019

Do meu leque de amigos profissionais, há dois que eu tenho a maior pena de jánão os ter comigo quando quero estar com eles, mas tenho ideia que não passa um dia que não me lembre de pelo menos um deles.

 

Hoje quero lembrar o Arq. João Paulo Conceição e uma das dicas de trabalho que me deu, entre muitas outras, (tenho o prazer de ter uns dos seus manuscritos, intitulado "Tecnologia da Conservação e Restauro" e que acabei de decidir que será objecto de transcrição para próximas dicas), para melhor insonorizarão de espaços interiores.

 

Lembro-me dele todas as vezes que entro em Tascas, Restaurantes, Cafés e até em muitos restaurantes Groumet, em que se aposta muito mais na Gastronomia do que na criação dos seus ambientes, o que dá origem a espaços onde os pratos são muito apreciados mas os seus interiores nem tanto . Pela má acústica é fácil constatar isso.

 

É-se lá capaz de se passar um bom tempo à mesa, a saborear uma óptima refeição e gozar de uma boa conversa, com a barulheira que prolifera nestes locais?

 

Pois então aqui vai a dica, para profissionais e curiosos das decorações - transforme o maior número de Arestas em Curvas! Se assim não for possível, decida pela aplicação de revestimentos em 3D com curvas. Para quê? Deixam propagar o som. Nas arestas ele bate e é-nos devolvido! Quando há música de fundo e muitas vozes ao mesmo tempo, dá-se o efeito escala i o barulho torna-se realmente incómodo. As redes e as placas de cartões perfurados às bolas ajudam, mas não são suficientes, sobretudo porque são isso mesmo placas, superfícies direitas. 

 

É fácil de perceber que o som numa superfície curva se vai propagando até que se dissipa se vai, e que numa superfície lisa de reflexo e de aresta, ele bate e recua, é-nos devolvido exactamente como essa superfície o recebe, ao contrário de continuar o seu caminho e amortecer. Esta a pensar nas ondas do mar quando atiramos uma pedra? Pois é o efeito do som numa superfície ondulada é exactamente igual.

 

Foi a dica que ele me deu, o Prof. João Paulo Conceição, que guardo e aplico em todos os meus projectos.

 

Placas de revestimento para diminuição de som.

 

 

Quando vou jantar fora ou a algo lugar em que o barulho é exagerado, pois apetece-me logo conversar com o dono e dizer-lhe o que deveria mudar.

 

No meu café de bairro onde vou todos os dias beber o meu primeiro café, assim aconteceu, mas vou pegar num exemplo mais conhecido, o Grupo Capricciosa onde as Pizzas são óptimas, mas em todos os restaurantes o barulho é ensurdecedor quando as salas estão cheias.

 

 

 Espaços dos Restaurantes do Grupo Capricciosa 

 

Share on Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

Porque #PortugalFazBem

9 Nov 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

November 9, 2019